Novela “Da Cor Do Pecado”: Tudo sobre a novela

Tudo sobre a Novela

Da Cor do Pecado é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no seu tradicional horário das 19 horas entre 26 de janeiro e 28 de agosto de 2004 com 185 capítulos. Foi escrita por João Emanuel Carneiro com a colaboração de Ângela Carneiro, Vincent Villari e Vinícius Vianna, e dirigida por Denise Saraceni.

Contou com Taís Araújo, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Antonelli, Sérgio Malheiros, Alinne Moraes, Aracy Balabanian, Lima Duarte, Rosi Campos, Tuca Andrada e Guilherme Weber nos papeis principais.

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 7 de maio e 16 de novembro de 2007, em 139 capítulos.

Taís Araújo, foi a primeira protagonista negra em uma novela da Globo..

História/Trama Da Cor do Pecado

A novela “Da Cor do Pecado“, que estréia Vale a Pena Ver de Novo neste dia 17 de setembro na Globo, terá como núcleo a história de amor entre Paco (Reynaldo Gianecchini) e Preta (Taís Araújo).

Paco (Reynaldo Gianecchini) é um botânico dedicado à profissão, que leva, por opção, uma vida pacata de classe média no Rio de Janeiro. Ele é o único herdeiro de uma grande fortuna, mas não concorda com a forma pela qual seu pai, Afonso Lambertini (Lima Duarte), construiu seu império. Paco vive em conflito com o pai, que tenta se reaproximar do filho, seu único parente.

O único meio de o empresário monitorar Paco é Bárbara (Giovanna Antonelli), noiva ambiciosa de seu filho e funcionária de suas organizações. Bárbara é uma jovem gananciosa, que sempre teve um único objetivo na vida: ser rica. Desde a adolescência, quando começou a namorar Paco, planejava casar-se com o milionário.

Preta (Taís Araújo) é uma jovem que nunca conheceu o pai, mas foi criada pela mãe, Dona Lita (Solange Couto), com muito amor, em São Luís, no Maranhão. Para sobreviver, ela e a mãe trabalham vendendo ervas no centro histórico da cidade. Preta namora o músico Dodô (Jonathan Haagensen), por quem nutre carinho, mas não paixão.

Os destinos de Paco e Preta se cruzam no Maranhão, quando o botânico carioca viaja a São Luís para fazer uma pesquisa sobre ervas medicinais.

Paco e Preta_RNTV

Paco e Preta, protaginizados por Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo

Apaixonado por Preta, Paco retorna ao Rio de Janeiro disposto a acabar seu relacionamento com Bárbara (Giovanna Antonelli) e recomeçar uma vida ao lado de seu verdadeiro amor no Maranhão, mas é surpreendido pela notícia de que Bárbara está grávida. Sem conseguir contar a verdade, e confuso com a inesperada confissão da noiva, Paco foge do Rio e vai para o Maranhão disposto
a se casar com Preta.

Surpresa com o retorno de Paco ao Maranhão, Bárbara decide investigar o noivo e descobre o romance dele com Preta. Prevendo que seu golpe do baú pode fracassar, a vilã pede ajuda a seu amante, Kaíke (Tuca Andrada), para separar o casal. Além de aparecer de surpresa na casa de Lita (Solange Couto), revelando a Preta que Paco é seu noivo e que a largou sozinha com um filho no Rio de Janeiro, Bárbara estraga a festa de noivado do casal sem, entretanto, conseguir separá-lo

Depois que o casal finalmente se separa, Paco sofre um acidente e é dado como morto. Preta descobre que está grávida e passa a se dedicar ao filho para superar a dor da perda de Paco, que ela pensa ter morrido.

A novela, que vai se passar em duas fases, tem ainda personagens cômicos como os que compõem a família Sardinha, formada por lutadores, o falso vidente Helinho, vivido por Matheus Nachtergaele, e pelos personagens Vera (Maitê Proença) e Eduardo (Ney Latorraca).

Personagens da novela “Da Cor do Pecado”

Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini) - Filho único, Paco perdeu a mãe aos cinco anos de idade e foi criado pelo pai, o milionário Afonso Lambertini (Lima Duarte). Único herdeiro de uma das maiores fortunas do país, ele recusa-se a receber o dinheiro da família e a se envolver no negócio do pai. Paco mantém um noivado com Bárbara (Giovanna Antonelli) há anos. No início da trama, ele viaja ao Maranhão e conhece o único amor de sua vida, Preta (Taís Araújo).

Preta de Souza (Taís Araújo) - Preta é uma linda jovem maranhense, de bom caráter, bem humorada e romântica. Criada pela mãe, dona Lita (Solange Couto), nunca conheceu o pai. Apesar do passado triste, não é rancorosa: vê sempre o lado bom da vida e dá um jeito para sobreviver. Assim como Paco, Preta nunca se apaixonou e também mantém um relacionamento morno com o músico Dodô (Jonathan Haagensen). Quando Paco aparece em São Luís, Preta tem a certeza de que ele é o homem de sua vida.

Bárbara Campos Sodré (Giovanna Antonelli) - Inteligente e dissimulada, ela é a vilã da história. Bárbara é capaz de realizar qualquer plano para atingir seus objetivos. Bárbara foi criada para ser uma princesa, mas, com a falência dos pais, teve que buscar seus próprios meios para ter a vida que sonhou. Namora Paco há anos, sem nunca ter gostado dele. Tem em seu amante, Kaíke (Tuca Andrada), um cúmplice para realizar seus planos. Ao saber que Preta é uma ameaça aos seus planos, ela não poupará esforços para separá-la de Paco.

Afonso Lambertini (Lima Duarte) - Pai de Paco (Reynaldo Gianecchini). Homem brilhante, culto, porém moralista e sem senso de humor, Afonso herdou um pequeno negócio e, em 30 anos, o transformou num dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Homem de princípios morais rígidos em casa e empresário feroz e determinando no trabalho, foi capaz de cometer atos terríveis para a manutenção de seu império.

Germana (Aracy Balabanian) - Governanta dos Lambertini, foi quem criou Paco depois que a mulher de Afonso (Lima Duarte) morreu. Tem veneração por Afonso e é, na verdade, sua única e fiel amiga. Ama Paco como se fosse seu filho. É para Germana que Paco confessa seus planos e dúvidas, dividindo com ela o que não pode fazer com o pai. Germana é a guardiã do grande segredo sobre a verdadeira origem de Paco. Germana também é uma das poucas pessoas a desconfiar das intenções de Bárbara e da verdadeira identidade do pai de Otávio.

Helinho (Matheus Nachtergaele) - Melhor amigo de Preta (Taís Araújo), Helinho é uma figura hilária conhecida nas ruas de São Luís. Para sobreviver, Helinho trabalha como um falso vidente, médium e cartomante. Enrola seus clientes, mente que incorpora espíritos de parentes mortos, que lê a sorte nas cartas e que é capaz de prever o futuro. Apesar dessas atitudes condenáveis, Helinho é generoso e dono de um enorme coração. Preta (Taís Araújo) é sua melhor amiga e sua família. Acaba distribuindo o que ganha entre os pobres e ajuda todo mundo.

Dodô (Jonathan Haagensen) - Namorado de Preta (Taís Araújo), Dodô é vocalista de uma banda de reggae em São Luís. Mulherengo, de caráter duvidoso, Dodô é apaixonado por Preta, que nunca quis nada com ele. Por mágoa e pressionado por Bárbara (Giovanna Antonelli), ele aceitará fazer parte do plano de separar Preta de Paco (Reynaldo Gianecchini).

Dona Lita (Solange Couto) - Mãe de Preta (Taís Araújo), está sempre de bom humor. Dona Lita não se deixa abater nem pela doença –sofre de leucemia– nem pelas dificuldades financeiras que sempre teve que enfrentar para sobreviver e criar Preta, sua única filha. É excelente cozinheira e sabe tudo sobre ervas medicinais. Essa sabedoria a fez sobreviver mais apesar da doença grave que possui. É contra o romance de Preta e Paco (Reynaldo Gianecchini), pois não acredita que um homem rico do sudeste possa estar realmente apaixonado por uma mulher nordestina e pobre. Quando Paco morre, ajuda a filha a criar o neto Raí.

Felipe Garcia (Rocco Pitanga) - Grande amigo de Paco, Felipe é o braço direito de Afonso (Lima Duarte) no Grupo Lambertini. Felipe é filho de Laura (Maria Rosa) e Ítalo (Jorge Coutinho), amigo de infância de Afonso, mas que hoje trabalha como motorista particular do empresário. Felipe é um talento para os negócios, que desde a adolescência trabalha no grupo. Como Paco não se interessa pelos negócios da família, Felipe seria o sucessor natural de Afonso no comando dos negócios.

Kaíke Oliveira (Tuca Andrada) – Amante de Bárbara (Giovanna Antonelli), por quem é completamente apaixonado. Por ela é capaz de tudo, até de ser cúmplice em suas tramas mais terríveis, como destruir o relacionamento de Paco e Preta e fingir que não é pai de Otávio. Kaíke é fotógrafo e sobrevive fazendo bicos para colunas sociais, eventos, casamentos e aniversários.

Vera Campos Sodré (Maitê Proença) - Mãe de Bárbara (Giovanna Antonelli), foi uma beldade nos anos 70, quando conheceu Eduardo (Ney Latorraca), na época herdeiro de uma grande fortuna. Casados, tiveram Bárbara e foram relativamente felizes. A relação do casal degradou quando Eduardo perdeu tudo que tinha. Os dois decidiram se separar, mas foram obrigados a dividir o apartamento, o único bem do casal que não foi tomado pelos credores. Sem nenhum talento especial ou aptidões profissionais, a única forma que Vera arrumou para ganhar alguns trocados foi fazer arranjos de flores em festas e eventos.

Eduardo Campos Sodré (Ney Latorraca) - Pai de Bárbara (Giovanna Antonelli), foi herdeiro de uma família tradicional. Antes de falir, Eduardo saía em todas as revistas, namorava as mulheres mais estonteantes e até algumas estrelas de cinema internacional que vinham passar o Carnaval no Brasil. Sempre teve uma vida de rei e nunca se preocupou com dinheiro. Sua renda vinha da herança de família, inúmeros imóveis que foram vendidos ao longo dos anos. Um dia a fonte secou e Eduardo faliu. Ele viu seu casamento se transformar em pesadelo e os antigos amigos o abandonaram.

Edilásia Sardinha (Rosi Campos) - Matriarca de uma família de lutadores no Rio de Janeiro. Com a morte de seu marido, Napoleão Sardinha, mestre de artes marciais, a viúva Edilásia (Rosi Campos) e seus cinco filhos, Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschiling) e Abelardo (Caio Blat), herdaram a missão de continuar a tradição da família.

Apolo Sardinha (Reynaldo Gianecchini) - Filho primogênito e preferido de Edilásia (Rosi Campos), Apolo é um jovem bonito, inteligente e sedutor, que gosta de esportes e de lutas. No início da novela tem um romance com Tina (Karina Bacchi), que o troca pelo irmão Thor (Cauã Reymond). Desiludido com a vida no Rio, aceita a proposta do irmão Ulisses (Leonardo Brício) de viajar pelo litoral brasileiro em busca de emprego e de dinheiro. Junto com o irmão, aporta em uma cidade no Maranhão, onde abre uma academia e aluga um barco para fazer transporte de passageiros. Num desses serviços, Apolo sofre um acidente e desaparece no mar.

Ulisses Sardinha (Leonardo Brício) -Segundo filho de Edilásia (Rosi Campos). Apesar dos músculos e da aparência, Ulisses é boa praça, amoroso e excelente caráter. É muito apegado à família, em especial ao seu irmão Apolo (Reynaldo Gianecchini). Ulisses é um talento para os esportes: exímio lutador, surfista, alpinista e esgrimista. Tem umcaso com Vera (Maitê Proença).

Thor Sardinha (Cauã Reymond) - Campeão da família Sardinha. Filho do meio de Edilásia (Rosi Campos), o mais forte de todos. Namora a bela Tina (Karina Bacchi) que trocou Apolo (Reynaldo Gianecchini) por ele depois que Thor venceu o irmão numa competição. Apesar de ter imensa moral nas ruas onde é temido e odiado, Thor não tem nenhuma dentro de casa, onde a mamãe Sardinha passa-lhe sempre pitos e o põe de castigo. Ele é capaz de chorar como um bebê implorando para que ela o perdoe. Vive acompanhado pelo irmão mais novo Dionísio (Pedro Neschiling), que copia o irmão em seus hábitos e falas.

Dionísio Sardinha (Pedro Neschiling) - O quarto irmão Sardinha. Cara-metade de Thor (Cauã Reymond), forma com o irmão uma dupla inseparável nos tatames e nas noitadas. Consegue ser ainda mais inculto que o irmão, de quem copia as asneiras. Apesar de machão e bom de briga, Dionísio esconde uma personalidade romântica. É apaixonado por Tina (Karina Bacchi), namorada de Thor, e tem esperança de vir a conquistá-la se vencer Thor numa luta.

Abelardo Sardinha (Caio Blat) - Caçula de Edilásia (Rosi Campos). Para desgosto de todos na família, Abelardo sempre foi o mais delicado entre os irmãos brutamontes. Seu sonho é tornar-se maquiador, mesmo sabendo que não terá o apoio da família. Não gosta de participar de lutas como os irmãos, mas conhece como ninguém as técnicas de autodefesa que o protegem das ameaças dos irmãos Thor e Dionísio.

Tina Fuchs (Karina Bacchi) - Musa da praia e dos tatames, Tina é disputada como um troféu pelos adeptos das lutas marciais. Sempre cumpre a sua promessa de só namorar vencedor. Tina trabalha no quiosque de Edilásia (Rosi Campos), até o dia em que a mamãe Sardinha descobre que a jovem é motivo de discórdia entre seus filhos e a demite.

Moa Nascimento (Aline Moraes) - Surfista. Entra na segunda fase da novela. Moa veio do interior de Goiás, para morar no Rio de Janeiro. Para conseguir se sustentar na capital carioca, trabalha desenhando pranchas (shaper) numa oficina e sempre que pode está surfando. Conhece Thor e Dionísio na praia, mas não dá confiança para eles, que se impressionam com o talento que a jovem mostra ter nas ondas.

Vídeo da abertura de “Da Cor do Pecado

Fontes:  Wikipédia e Folha
Exibida  Segunda – Terça – Quarta – Quinta e Sexta
Novela Da Cor do Pecado – Vale a Pena Ver de Novo -Rede Globo  – 14:30


Receba os Resumos e Notícias por E-mail!

Logo após vá ao email e valide sua inscrição para começar a receber os resumos
E-mail:

Noveleira de plantão, apaixonada pela internet. Administradora do Blogando Noticias e também do Como Escreve .